zoação na adolescência

Zoação na adolescência: ensine seus filhos a usar a lente certa e viver melhor

by Xila Damian

Zoação na adolescência exige competência para rir de si mesmo

Zoação na adolescência chega a ser engraçada: é de onde surgem as brincadeiras e se estreitam vínculos de amizade. É como um segredo entre amigos: só você sabe a característica marcante do outro e passa a ressaltá-la por meio de piadas que só os amigos entendem. É a lente de aumento dos amigos.

Mas, dependendo da brincadeira e do perfil do adolescente, a zoação também pode trazer desconforto, insegurança e até, ressentimento. O que era pra ser brincadeira entre amigos cresce sob a lente errada de conflito (interno), bullying e trauma.

Precisei ajudar filho a usar a lente certa para não sofrer à toa. A fase em que as zoações naturalmente acontecem lhe cobraria equilíbrio para equalizar e aprender com as situações. Se para alguns saber lidar com elas é vital para o amadurecimento emocional para outros, torna-se quase uma questão de sobrevivência.

Precisava, então, ajudá-lo a abandonar a lupa e o binóculo para lidar com as zoações da adolescência com mais humor. Afinal, rir de si mesmo é uma competência diferenciada de aliviar o peso da vida em muitos momentos.

Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui!

Leia também: Zoação na adolescência: como ajudar filho a usar a lente certa e viver melhor!

Zoamos e somos zoados a vida toda

Escutava muitas histórias engraçadas sobre zoações entre amigos na escola: apelidos, confusões, piadas… “Coisa de adolescente”, pensava com sorriso no rosto. Mas, quando o zoado era meu filho, notava sua irritação e raiva. Minimizava, ria e, na tentativa de aliviar seu sentimento, finalizava dizendo: “Brincadeira, filho. Liga não.”

Em resposta, ficava fulo comigo:

Saco, mãe!  Você não entende!  Não gosto! – retrucava sentido.

Definitivamente, não sabia lidar com as zoações, “pilhava”. As brincadeiras comuns a grupos adolescentes (e, vamos combinar, adultos também) o atingiam de tal forma que passava a considerar que todos tinham “marcação” com ele.

Precisei ajudá-lo a entender que, na vida, zoamos e somos zoados todo o tempo, que precisamos aprender a dar o devido peso a cada situação sob o risco de nos tornamos exageradamente sensíveis e vulneráveis à pilha do outro mesmo nas brincadeiras, mesmo quando adultos.

Mas… como ajudar filho a usar a lente certa?

Escolhendo a lente certa

1- Antes de tudo: respeite o sentimento dele; não minimize a situação muito menos o julgue “fresco” ou fraco por reagir mal à zoação;

2- Converse:

  • estabelecendo empatia: colocando-se no lugar dele e com os “olhos” dele; entenderá a situação sob as lentes dele não sob as suas;
  • perguntando como ele se sente;  ajude-o a reconhecer/nomear as emoções que causam seu desconforto;
  • perguntando o que ele gostaria que mudasse: o foco da zoação? sua reação a ela? o quê?
  • discutindo possibilidades de mudança a partir dele a começar pela lente que usa para “ler” a situação;
  • dando-lhe fatos que comprovam que a zoação faz parte, que ele está inserido no grupo: amigos se zoam.

3- Ajude filho a mudar sua lente na prática.

Menos um adulto fragilizado e traumatizado no futuro

Ajudar filho adolescente a encontrar saídas para os desconfortos que vive no cotidiano me fez enxergá-lo como é: em fase de desenvolvimento de competências para viver. Escolher a lente certa para lidar com a típica zoação na adolescência pode ser uma tarefa difícil para o filho. Às vezes, é até para adultos; portanto, é preciso ajudar.

Muitas vezes discuti com filho adolescente porque o rotulava de “muito sensível” por não aturar zoação de amigos e família.  Na verdade, ele não tinha maturidade nem recursos para enxergar a diferença entre uma brincadeira e um bullying, por exemplo; acabava encarando tudo como desrespeito e “pilhava”, o que piorava seu desconforto e minava amizades.

Em vez de continuar nesse ciclo vicioso de rotulá-lo e deixá-lo solto para se virar e aprender na marra, decidi ajudá-lo.  Dar-lhe dicas de como lidar com a zoação na adolescência com a lente certa o ajudaria a não só sofrer menos como a aprender a enxergar melhor as situações. Com sorte, será menos um adulto fragilizado e traumatizado no futuro.

2 Comments

  • DeenaJuicy 12 de agosto de 2018 at 00:20

    Hello. I see that you don’t update your blog too often. I know that writing posts is boring and time
    consuming. But did you know that there is a tool that allows
    you to create new articles using existing content (from article directories
    or other websites from your niche)? And it does it very well.

    The new posts are high quality and pass the copyscape test.
    You should try miftolo’s tools

  • ConcettaChief 4 de abril de 2018 at 07:37

    I have checked your blog and i have found some duplicate content,
    that’s why you don’t rank high in google’s search results, but
    there is a tool that can help you to create 100% unique articles, search for;
    boorfe’s tips unlimited content

Leave a Reply