Gravidez na adolescência: 10 consequências que impactam radicalmente a vida do filho adolescente e que ele precisa saber.
Como contribuir mais com a redução das estatísticas de gravidez na adolescência
Gravidez na adolescência é tema difícil de tratar com filho adolescente. Por mais que o assunto já faça parte da grade escolar e da pauta familiar, as estatísticas mostram que ainda falta muito para melhorar os índices.
Talvez porque nos preocuparmos mais em ensinar métodos contraceptivos para prevenir casos indesejados e negligenciarmos informação adicional importante. O que muda na vida de nossos filhos quando engravidam precocemente?
Dados mostram a queda de 17% dos casos de gravidez na adolescência no Brasil graças a importantes programas de educação sexual e ampliação do acesso à saúde. Contudo, o número ainda pode melhorar. Considerando que 66% dos casos de gravidez na adolescência são indesejadas seja por descuido ou por desinformação.
Considerando que a prevenção e a informação sobre gravidez na adolescência já são amplamente discutidas no ambiente doméstico e escolar. Penso: como posso contribuir ainda mais para reduzir a margem de risco do meu filho nesta estatística?
10 Mudanças radicais que a gravidez na adolescência traz à vida dos “Pais por acidente“
Ações como educação sexual e métodos contraceptivos são, sem dúvida, cruciais para reduzir as estatísticas de gravidez na adolescência. Contudo, não bastam; é preciso mais.
Diante disso, enumerei 10 Mudanças Radicais que a Gravidez na Adolescência Traz à Vida dos “Pais Por Acidente” na expectativa de que meu filho definitivamente se conscientize sobre as consequências práticas deste fato em sua vida:
1- Transformação emocional e física adicional e antecipada. Como se não bastasse toda a transformação natural da adolescência, novas e antecipadas transformações ocorrem trazendo riscos físicos e emocionais ao adolescente.
2- Em meio aos estudos e buscas por seu caminho profissional, a gravidez na adolescência traz novos ingredientes à essa já difícil fórmula que exige uma primeira decisão de adulto. Gravidez na adolescência demanda prioridade e, em inúmeros casos, adolescentes abandonam os estudos para focar nesta nova prioridade inesperada.
3- Gravidez na adolescência muda totalmente a dinâmica social do adolescente: sua turma segue com interesses voltados ao mundo adolescente enquanto ele, agora, precisa se inteirar rapidamente do mundo adulto para lidar com o
fato inesperado de se tornar responsável por um filho.
4- Filho exige planejamento e cálculos. Gravidez na adolescência é fato inesperado; portanto, planos que seriam construídos aos poucos, agora urgem. Planos de casamento (se essa for uma opção), de sustento, de emprego, de moradia. Preocupações do mundo adulto que chegam inesperada e antecipadamente que causam grande angústia a toda família.
Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui!
5- A adolescência é fase rica de experiências e descobertas: de amor, de profissão, de grupos sociais, de amizades. É quando o mundo se abre ao adolescente. Para que possa inventar e tentar diferentes possibilidades enquanto constrói sua própria identidade. A gravidez na adolescência cerceia esta fase, limitando o adolescente a viver o que a vida lhe impingiu “por acidente”.
6- A profissão que o adolescente ainda avaliava agora é uma decisão. Trabalhar é necessário para sustentar a família que começa.
7- Casar ou não entra em pauta e a discussão é aberta a toda a família; o que deveria ser uma decisão feliz e consciente de um casal, se torna uma obrigação. Discutida e decidida em conjunto com 2 famílias nem sempre próximas uma da outra.
8- Casamento decidido não significa sucesso. Pelo contrário: as chances de dar errado são maiores. Uma vez que a opção se tornou saída e sob pressão do momento.
9- Os riscos de ocorrer um parto pré-maturo, de se conceber um bebê subnutrido, de a mãe adolescente apresentar complicações de parto e tantos outros (inclusive de morte) são potencialmente altas, o que pode trazer impactos emocionais e físicos ainda piores aos envolvidos.
10- A gravidez na adolescência é implacável porque rouba sonhos e planos. Em plena fase de descobertas e experiências, o adolescente assume uma realidade não planejada nem desejada mas imposta pelas circunstâncias.
Educando filho adolescente para escolhas conscientes, contribuo com estatísticas melhores
Ninguém está livre de sofrer reveses na vida mas gravidez na adolescência não precisa ser um deles. Para isso, tento incansavelmente capacitar meu filho adolescente a tomar decisões conscientes e com riscos calculados, não “por acidente”.
Gravidez é um momento único e difícil até para adultos. A intensa mistura de emoções como medo, alegria, dor, felicidade, angústia causa por si uma revolução na vida do casal.
Gravidez na adolescência vem com tudo isso regada a sentimento de perda. Das oportunidades que o adolescente abre mão, amigos que se vão, estudos interrompidos, experiências não vividas, do caminho alterado por obrigações antecipadas.
A fim de alertar meu filho sobre o real impacto deste fato em sua vida, ensinei métodos contraceptivos e anumerei o que de fato muda quando uma gravidez na adolescência é indesejada e inesperada.
Continuo sem garantias de que meu filho faça parte das estatísticas. Porém, cada vez mais convencida de que minha maior contribuição para mudar esse preocupante cenário é educar meu filho a fazer escolhas conscientes em vez de ser vítima por acidente.
No Comments