Como Educar Filho Adolescente e Empinar Pipa

7 verdades que nunca te contaram!

by Xila Damian

Educar filho adolescente é como empinar pipa: exercício contínuo de dar e puxar linha

Como educar filho adolescente é, tal qual empinar pipa: um exercício de dosagem entre o dar e puxar linha para ganhar altura.  E no exercício de alçar vôo é que seu filho adolescente assumirá suas primeiras responsabilidades e desafios da fase adulta prestes a começar. Aqui, seu papel como mãe ganha enorme importância.

Apesar de aparentemente fácil, empinar pipa exige grande esforço e habilidade para estabelecer o ritmo certo de dar linha e puxar linha. Este é o segredo de quem sabe fazer bem.  O mesmo acontece para educar filho adolescente.  Mas, como fazer?  Como tudo na vida, praticando… até encontrar seu equilíbrio e fazê-la voar alto!

Quando nos propomos a uma atividade nova, buscamos informações iniciais que nos ajudem a dar o primeiro passo com um mínimo de conhecimento capaz de nos guiar na prática.  Assim é para empinar pipa;  assim é para educar filho adolescente.

Ao trocar informações com outras famílias, conversar sobre erros e acertos, compartilhamos experiências enquanto ampliamos nosso conhecimento sobre o exercício a ser praticado.  Um deles (ou vários, se tiver sorte) certamente contribuirá com a sua tentativa de firmar equilíbrio na difícil arte de dar e puxar linha ou, se preferir, de como educar filho adolescente.

Não existem receitas prontas de como educar Filho adolescente, mas possibilidades

Pessoas são diferentes; naturalmente, cada família tem sua própria dinâmica de relacionamento.  Por isso, não acredite em fórmulas prontas de como educar filho adolescente, mas em possibilidades; nunca receitas. Foi por meio de possibilidades e muita prática que encontrei o caminho.

Ciente dessa difícil jornada e tendo exercitado diferentes possibilidades é que venho compartilhar com você as 7 Verdades Que Ninguém Te Contou Sobre Como Educar Filho Adolescente e Empinar Pipa e que, certamente, ampliarão suas possibilidades.

1- Crie regras, elas são necessárias.  Ainda que sugiram uma idéia de autoritarismo, as regras organizam a dinâmica familiar, servem de guia que orienta o funcionamento da casa. Para empinar pipa, regras evitam acidentes (algo em comum?) e estabelece um mínimo de conhecimento para iniciar a atividade.

2- Crie regras confortáveis para você, mãe de adolescente. Ainda que não sejam perfeitas ( e não serão!), elas devem refletir o que você acredita ser o melhor.  Para empinar pipa, há regras que funcionam para alguns e não para outros; dependerá da habilidade e do jeito que cada um desenvolverá na atividade.

3- Ouça os argumentos de seu filho adolescente sobre as regras firmadas por você.  Sua autoridade de mãe não significa certeza absoluta sobre tudo.  Portanto, ouça a opinião dele, mas decida você.  Esta prerrogativa é sua como mãe de adolescente.  Para empinar pipa, você também ouvirá conselhos de como fazê-la alçar vôo,

Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui!

mas você é quem decidirá como tentar.

4- Mude de idéia se o argumento de seu filho adolescente a convencer disso (ele sempre tentará te convencer de algo diferente!).  A regra é você quem faz, mas por que não firmá-las  escutando diferentes argumentos se achar que faz sentido prá você? Regras de como empinar pipa também são ajustadas com a prática; o aprimoramento é constante em ambos os casos.

5- Explique o porquê das regras.  Não para convencer seu filho adolescente, mas para dar seus motivos.  O mesmo para empinar pipa:  entender as regras, te ajuda a lembrar delas e a reforçar comportamento.

6- Aprenda como lidar com seu filho adolescente praticando.  Você não é obrigada a saber tudo o tempo todo.  Tal qual empinar pipa, cada vez que exercita, uma nova possibilidade de fazer diferente te leva ao aprimoramento.

7-  Esqueça “ter a razão”. Você não precisa estar certa ou errada, mas acreditar nas regras que determinar.  Se acertar, ótimo!  Se errar, ajuste-as e continue tentando até descobrir o que melhor se adequa ao relacionamento com seu filho adolescente.  Empinar pipa é igual: faço o que penso ser melhor forma de fazê-la subir ao céu; se não der certo, mudo o jeito até conseguir colocá-la no alto.

Educar filho adolescente e empinar pipa é exercício de equilíbrio

Educar filho adolescente e empinar pipa são um eterno exercício de equilíbrio entre o dar e puxar linha .  Começamos por adotar regras iniciais, não necessariamente absolutas: a prática mostra que ajustes para que ganhe altura são necessários a todo momento.  O esforço vale a recompensa!

Então, o que está esperando para ajudar seu filho adolescente a alçar vôo? Exercite e descubra o seu próprio equilíbrio! E não esqueça de compartilhar sua experiência.  Será ótimo descobrir novas possibilidades com você!

Boa sorte e bom exercício!

No Comments

Leave a Reply