estudar

Amanhã tem prova!

by Xila Damian

Como o fim-de-semana de adolescente passa rápido. É plano de dormir mais tarde, dormir ATÉ tarde, encontrar amigos, ir ao cinema, passar naquela loja, marcar aquele jogo, ler aquele livro… Ops, ato falho… Na lista dos meus adolescentes, não consta este item; estudar, nem quando a prova da escola está marcada para 2a. feira.  Afinal, há tantas outras prioridades que, se restar um tempinho, talvez consigam “repassar a matéria”.

A árdua tarefa de incluir “estudar” na lista de afazeres!

Aí começa a novela… Não por acaso, lanço as insistentes chamadas. “Já estudou para 2a. feira (o dia da semana assumiu o caráter da urgência em vez da disciplina)?” Em resposta, o olhar reprovador àquela “corta-onda-estraga-prazeres” (eu) antecipa a reposta que já sabia: “Não.”

Relutante abro a guarda e interrompo a abordagem como um ok de quem não se importa (engolindo seco e já impaciente, na verdade).  Após alguns itens da lista ticados no fim da tarde, volto a perguntar “despretenciosamente” (imagina!!): “E aí, estudou?” Desnecessário dizer o que ouvi em resposta: ” Deixa comigo, mãe, vou estudar… que saco! Depois da pizza…” já saindo ao encontro com a galera.

O sábado acabou, mas foi bem produtivo para o meu adolescente: conseguiu fazer tudo que queria e, como o estudo não fazia parte de sua lista, pode-se dizer que estava satisfeito.  Infelizmente, não para mim que, irritada logo ao acordar, abri a porta de seu quarto já lançando um “Bom dia e vá estudar!” Foi quando notei livros e cadernos abertos sobre sua mesa denunciando o início dos estudos ANTES de eu acordar… Desconcertada (e orgulhosa, aliviada, feliz) voltei o olhar para ele e, tentando remediar com um beicinho de arrependimento. Recebi de volta um risinho sarcástico acompanhado de “se deu mal, hein mãe?!”

Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui!

É comum mães tentarem controlar o incontrolável. Mas quando descobrem (mesmo sem querer e “se dando mal”) que a autonomia é possivel e que em algum momento chega, é hora de confiar.

Por hora, vou me concentrar (e confiar) na 2a feira que, afinal, é dia de prova!

1 Comment

Leave a Reply