princípio da comunicação

5 princípios úteis e valiosos da comunicação na prática

by Xila Damian

Algumas idéias e dicas para organizar o princípio da comunicação entre mães e filhos adolescentes de uma forma otimizada.

Saiba como evitar falhas de comunicação que impedem seu diálogo com filho adolescente

Você não sabe mais como se comunicar com seu filho adolescente? Ele evita te procurar para contar algo?  Também passei por isso e, acredite, a maioria das mães de adolescentes também passam. Algumas mães assumem resignadas que “é coisa da idade” ou “é uma fase difícil” e simplesmente esperam a tal fase passar.  Tudo bem se for o seu caso, mas se você está disposta a aprender a como lidar com seu filho adolescente e passar por essa difícil fase junto com ele, te convido a continuar lendo este artigo.

Ouvi muito de outras mães de adolescentes que “é assim mesmo, é uma fase difícil” como se devesse me resignar em não ter mais conversas com ele.  Foi quando, em uma das várias tentativas frustradas de estabelecer um diálogo com meu filho adolescente, ele explodiu entre bufadas e viradas de olho a sua frase favorita: “Que saco! Você não me deixa falar!’ e me deixou falando sozinha.  Ali entendi (finalmente) que EU não estava facilitando a comunicação…

O princípio da comunicação é relativo nessa fase.

De fato, quando meu filho adolescente me procurava para contar algo eu frequentemente o interrompia para reforçar, comentar, criticar ou orientar sobre algum ponto mencionado DURANTE sua fala.  A partir daí, tudo degringolava… afinal, eu SEMPRE tinha algo a dizer antes que ele concluísse sua história.

A ficha caiu

“será que tenho como melhorar essa situação? não posso crer que devo esperar “essa fase difícil” simplesmente passar para voltar a conversar com meu filho adolescente” pensei comigo.

Não sei você, mãe de adolescente, mas difícil foi encontrar o caminho e dicas que pudessem me ajudar a, de fato, mudar esse cenário.  Muito se fala como deve ser o mundo perfeito, mas poucas são as dicas práticas que podem efetivamente mostrar um caminho que ajude a mudar a situação.

Foi aí onde me aprofundei na busca.  Deixei de aceitar as piadas sobre a fase da adolescência como algo divertido e que merecesse muita atenção para estabelecer uma nova dinâmica com meu filho adolescente e restabelecer um mínimo de harmonia e relacionamento nesta fase que, não só prá ele, mas prá mim também, se tornou um marco na família.

Com muita determinação, encontrei o caminho aos poucos e hoje tenho dicas simples mas valiosas para dividir com você.  Espero que também te ajudem a trazer seu filho adolescente de volta às conversas. Algumas deram certo; outras, nem tanto; e tudo bem!  Até porque não há família perfeita (leia aqui):  existe a sua e você saberá como construí-la ao seu jeito, se consciente (do Councious Parenting, defendido pela Dra. Shephali Tsabary Ph.D) de seu papel de mãe.

Se você também vive esta situação com seu filho adolescente. Comece por observar SUA atitude e, se for o caso, experimente mudar SEU comportamento antes de reclamar de sua distância.

Comece por adotar os “5 princípios úteis e valiosos para se comunicar com seu filho adolescente na prática”.

5 Princípios úteis e valiosos para se comunicar com seu filho adolescente na prática

Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui!

Princípio da comunicação 1- Escute o que seu filho adolescente está falando sem interrupções com comentários ou opiniões imediatas;  você não precisa falar tudo o que acha que deve falar de uma só vez. Muito menos DURANTE a fala dele!

Princípio da comunicação 2- Faça breves considerações no decorrer da conversa de modo a continuá-la e não a interrompê-la com aulas, sermões ou orientações sobre a vida; você certamente encontrará momentos propícios para cada consideração, seja nesta conversa ou em outra.

Princípio da comunicação 3- Deixe seus comentários para mais tarde. Permita que seu filho adolescente diga tudo o que quer até o fim. Afinal, ele te procurou para contar-lhe algo e isso já é um grande (e ótimo!) motivo para se disponibilizar a escutá-lo.

Princípio da comunicação 4- Demonstre interesse em escutar seu filho adolescente com reforço corporal:  olhando-o no olho, estando atenta, balançando a cabeça reforçando entendimento sobre o que está ouvindo.

Princípio da comunicação 5 – Demonstre respeito às suas idéias e opiniões, mesmo que não concorde com elas. Utilize frases curtas tipo “entendo”, “sei”;  se for o caso, ELE pedirá sua opinião e você as dará objetivamente…

Sem sermões, lembra?

Faz sentido prá você? Fez prá mim e a prova disso é que voltamos a conversar sobre fatos do dia-a-dia com direito a ele me procurar para contar outras tantas histórias!  Não sei você, esse foi um resultado muito comemorado (escondida rsrs), apesar de algumas vezes ainda rolar um stressezinho, vai… Ninguém é perfeito, lembra?

Agora que aprendeu os 5 Princípios Úteis e Valiosos Para Se Comunicar Com Seu Filho Adolescente, é só praticar!  Eu sei… é difícil se conter, mas com a prática, você verá que o resultado vale a pena! O bônus deste esforço será você adotar estes mesmos princípios em outras situações que não somente com seu filho adolescente.  É um verdadeiro aprendizado pessoal, acredite!

Ah! Não esqueça: dê sua opinião e  conte seu resultado depois!  Afinal, a idéia aqui é ajudarmos umas às outras a viver essa fase da adolescência junto com nossos filhos, certo?  De preferência em harmonia e com evolução pessoal.

Boa sorte e bom exercício!

 

No Comments

Leave a Reply