O primeiro desafio
Adolescente menina e sexo é uma combinação difícil de lidar por muitos pais. Pra piorar, o cunho machista de dar diferentes pesos e medidas para a iniciação sexual de meninos e meninas torna o assunto ainda mais complicado. Se aos meninos a experiência (e a prática) do sexo é enaltecida, às meninas sobram julgamentos, críticas e medo.
Como mãe de meninos, participei de um imbróglio familiar preponderantemente feminino. Atenta às preocupações maternas sobre como equacionar adolescente menina e sexo sob uma perspectiva realista, me restou o papel de “advogada do diabo”.
Assim, ao dividir com elas os sete conselhos dados por um especialista, a brincadeira ficou séria e evoluiu para uma grande discussão realista sobre o tema.
Adolescente menina e sexo: Verdades que podem ajudar
Em princípio, o desconhecimento de como orientar adolescente menina sobre sexo na real era a única afinidade em comum no grupo. Quebrar tabus e tornar a conversa aberta, portanto, foi o primeiro desafio vencido.
Orientar adolescente menina sobre sexo ainda é, senão desconfortável, difícil pra muitas mães. Ter uma conversa aberta (e realista) sobre o tema ainda é um privilégio de poucas jovens, infelizmente.
Foi em uma roda familiar que participei de uma pra lá de rica em aprendizado. Por mais que opiniões e crenças fossem distintas, a preocupação de orientar adolescente menina sobre sexo na prática era consenso.
Movidas por um objetivo comum e nobre, mães (e não-mães) concluíram que, de fato, as sete verdades que adolescente menina deve saber sobre sexo que podem torná-la mais consciente de suas de decisões.
Antes de tudo: não se trata de uma receita ou tentativa de persuadir ou dissuadir adolescente menina a fazer sexo; trata-se de compartilhar considerações importantes trocadas com especialista. Espero, assim, contribuir de alguma forma com conhecimento, nem que seja só pra saber.
Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui!
7 Verdades Que Adolescente Menina Deve Saber Sobre Sexo
Dentre tantas opiniões, ressalvas e críticas, discutir o tema adolescente menina e sexo passa por quebrar tabus. Por isso, quebramos o primeiro assumindo que, independente da opinião dos pais, a chance de adolescentes fazerem sexo é enorme nessa fase.
Vencidas as divergências iniciais, o acordo foi escutar sem julgamento para contribuir com um ideias e saídas para problemas antigos como, por exemplo, não falar sobre o tema na real.
São elas:
1- Sexo ((in)felizmente) não é compromisso de relacionamento. Por mais chocante que soe, é uma verdade nessa fase. Adolescente está (se)descobrindo sexuado(a) e experimentar é fato, quer filha (e pais) goste ou não.
2- Os sentimentos do menino por você pode mudar realidade dura se pensarmos com nossa cabeça madura e experiente; diferente da dos jovens que estão exercitando relacionamentos e sentimentos.
3– Cuidado extra com a exposição, principalmente em tempos de redes sociais. Preocupação genuína e mais do que realista.
4– Bebida aumenta a vulnerabilidade e a probabilidade de fazer sexo. Pode parecer “bobagem de mãe” mas vale reforçar, quantas vezes necessário: a decisão precisa ser consciente.
5– Estar vulnerável (ex.: bêbada), acaba com o significado da experiência. Fora de controle, o ato se torna banal.
6– “A ocasião faz o ladrão”. Ex.: sozinha com ele, a “tentação” é maior e a chance de concretizar o desejo… também.
7– Qualquer suspeita de ciúme e/ou controle exagerado, uso da força/agressividade do menino, abandone-o de imediato. Sem dó nem piedade. Esqueça-o de vez e sem arrependimento. Ponto final.
A primeira de todas as verdades
O assunto é, de fato, importante, delicado e controverso. Por isso mesmo que a conversa precisa ser aberta e realista. Mais que defender opiniões e crenças, ou esgotar o assunto, espero que as 7 verdades que adolescente menina deve saber sobre sexo sejam um convite à reflexão e a uma educação mais realista sobre o tema.
Afinal, formar jovens conscientes sobre as decisões da vida adulta inclui conversar abertamente sobre assuntos importantes, difíceis e controversos como esse. Justas ou não, gostemos ou não, as diferenças entre os conselhos pra meninos e meninas sobre sexo existem e essa é a primeira de todas as verdades que ela deve saber.
Leituras sugeridas: Sexualidade na adolescência, Sexo na adolescência, Comunicação com filho adolescente na prática
No Comments