banheiro adolescente

É um ritual!

by Xila Damian

Ritual do banheiro adolescente: “Tudo bem aí?” perguntei batendo levemente à porta do banheiro, fechada há uns 30 minutos…  “Tudo beeem, maaãe..”, respondeu ele tentando segurar sua impaciência à pergunta (ou a mim?).

Acostumada a, rotineiramente, fazer esta pergunta ao passar pelo banheiro fechado por muito tempo (o que é bem comum!), me certifico de que está vivo pelo menos… afinal, o silêncio chega a ser assustador.

Ritual do banheiro adolescente

Mães sabem a dificuldade de tirar seu adolescente do banheiro: difícil de entrar, mais ainda de sair!  Lembro de ter lido os “achados de uma pesquisa que constatou “o momento do banho de uma mulher é um ritual de prazer em que finalmente, sozinha e sem pressa, cuida de si mesma sem a interferência de ninguém”… será o caso de adolescentes no banheiro também?

Sem a menor curiosidade de saber o que acontece lá dentro, chego a me preocupar; afinal, é muito tempo até a porta abrir de novo e perceber que, sim, “está tudo bem”.

Ao sair, meu adolescente segue direto para seu quarto, seu mundo particular, e penso: “como é bom aconchegar-se em seu canto, sem amolações… Convido-o para um breve lanche, tentando seduzi-lo com “aquela vitamina” que gosta,  com um “pãozinho fresco”… em vão; sugiro outras opções de afazeres até que, delicadamente, responde: “Mãe, não tô a fim… que saco!

Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui!

Surpresa com a delicadeza do tom  da resposta (sim, porque a frase já é velha conhecida), me sensibilizei e finalmente (!) entendi:  Sim, adolescentes também gostam de ficar só, de curtirem seu momento; será o tal “ritual de prazer”?

Tenho fome e sigo então com o plano de abocanhar eu mesma aquele pão fresco e provar aquela vitamina gostosa. Minutos depois, movido talvez pela fome, meu adolescente surge e se junta a mim para beliscar algo. Papo divertido, risadas soltas, bobagens compartilhadas… o lanche acaba e..”Preciso ir ao banheiro!”, anuncia já deixando a mesa… ouço a porta bater.

Ah, não! Tudo de novo! Esse ritual do banheiro adolescente deve ser muito bom…

No Comments

Leave a Reply