Ano novo, vida nova com filho adolescente! Será?

by Xila Damian

 Sem propósito de mudança

“Ano novo, vida nova!”

De tão comum, a frase virou mais um clichê, afirmativa automaticamente proferida como verdade e mecanicamente admitida sem considerações circunstanciais. Uma pena porque em muitos deles – neste inclusive – vejo imenso potencial de contestações particularmente por tê-los vivido na prática mudanças e resultados bem diferentes daquelas “verdades generalizadas”, inclusive no meu relacionamento com filho adolescente.

Levada a sério – e conscientemente – a frase é mesmo factível. Mas, em vez disso, simplesmente a repetimos despropositadamente às vezes sem o menor intuito de realmente coloca-la em andamento. Céticos – por qualquer motivo – iniciamos novo ano sem novas perspectivas mas com velhos clichês.

Agi assim por muitos anos também. Sem autocrítica e avaliação do presente recém tornado passado, seguia a esmo para o novo mergulhada no ostracismo e na resignação.  Como barco à deriva, seguia levada pelas circunstâncias – velhas ou não – repetindo erros clássicos de mãe de adolescente, adotando clichês que de nada contribuíam para minha missão de mãe “de hoje”.

Distraída com a balbúrdia das férias e festas de fim de ano, seduzida pela agitação do período, naturalmente seguia e, sem parar para uma reflexão apurada, entrava no novo ano sem planos de boas mudanças. Por preguiça ou desconhecimento; por medo ou negligência, não importa o motivo: estava sempre a declinar o convite de fazer diferente e a diferença na vida de filho adolescente.

Sem clichê, com autenticidade

Vida sem propósito é vida mal vivida.  Maternidade sem crescimento é desperdício da graça de ser mãe.  O automatismo de um ano novo desprovido de planos e boas mudanças é porta de entrada para a falta de sentido, depressão e infelicidade familiar.

Sou avessa a frases feitas, sabe disso.  Porém, não me furto de fazer o balanço da minha vida ao fim de um ano e traçar metas no começo de um novo.  Agradecer conquistas… e também derrotas.  Sim, aprendi na pratica e a contragosto que são sim rica fonte de fortalecimento! Clichê? Quisera fosse. Foi vida vivida, dores superadas e outras ainda a superar.

Avaliar erros e traçar novas estratégias para alcançar resultados.  De novo: clichê?  Não.  Experiência e maturidade adquiridas a partir de uma visão e prática realistas e, ainda assim, gratificantes.  Graças à nova lente, me tornei grata ao dom de continuamente aprender e incansavelmente me dispor a tentar de novo… e diferente.

Por fim, reafirmar o compromisso com a família, especialmente com filhos adolescentes em fase de formação de identidade e caráter.  Repetitiva, cansativa, clichê… eu?  Desculpe se me enxerga assim.  Especialmente porque também não sou afeita a pessoas nem frases clichês. Gosto dos autênticos.

Autênticos na alegria… e na tristeza. Na dificuldade de se relacionar com filho adolescente mas… que buscam mudar sua historia para melhor.  Gosto dos que abertamente discutem problemas comuns em busca de soluções, não de justificativas. Dos dispostos, e até os nada dispostos mas desejosos, de encontrar saídas.  Abertos a enxergar diferentes perspectivas. Dos que, apesar das agruras vividas como pais de adolescente, querem fazer diferente no ano que começa e, assim, ter uma vida nova com filho.

Feliz vida nova com filho adolescente

Ano novo, vida nova, sim!  Por trás desta frase banalizada pelo mau uso, pela má pratica e, por isso mesmo, transformada em clichê, existe um propósito do qual eu, você, pais de adolescente podem e devem se valer:  mudança e transformação.

“Minha Mãe é Um Saco”, dizia meu filho adolescente.  Anos passaram e esse foi seu mantra que,  pelo mau uso e má prática, também virou clichê e motivo de dor na família.  A enraizada piada contribuiu para tornar vários anos novos mera continuidade de anos ruins com filho adolescente.

Vida nova requer mudança.  Mudar?  Sim, mudar.  Essa é a chave do sucesso.  Como?  Enxergando filho adolescente de outro ângulo, com lente nova, diferente.  Vivendo a vida como ela é e ainda assim se surpreender com as inúmeras possibilidades oferecidas.

Ano novo, vida nova! A frase clichê vira realidade quando vivemos de forma consciente e nos empenhamos em fazer melhor, em ser efetivamente melhor também com filho adolescente. O propósito é genuíno.  O resultado também. Feliz ano novo, feliz vida nova… com filho adolescente!

Leituras relacionadas:  Pais orgulhosos de filho, Novo ciclo de vida de filho é pra ser bem vivido

No Comments

Leave a Reply