Regras claras
Conselhos sobre sexo a filho adolescente homem começa cedo. O padrão cultural de enaltecer e encarar com naturalidade a atividade sexual masculina persiste e obriga pais a, cada vez mais, tratar do assunto com objetividade e clareza.
Apesar da crescente liberdade e igualdade sexual conquistada pelas mulheres, é fato que tratamos o assunto sob diferentes pesos e medidas. Ainda que tremendamente discutível, precisei conversar sobre sexo com filho adolescente homem sob perspectiva realista e masculina. Afinal, orientá-lo sob regras inegociáveis para um relacionamento saudável com a parceira é dever meu também.
Antes que me acusem de “machista”, esclareço: viver a situação com filho adolescente homem me deu subsídios pra dividir a experiência e tentar contribuir com outras mães de menino. Creio que, senão a maioria, muitas apoiarão os conselhos inegociáveis sobre sexo que dei a adolescente homem. Antes de tudo, educar filho homem sobre sexo passa por deixar bem claras as regras do jogo.
7 conselhos sobre sexo a adolescente homem
Não apenas de métodos preventivos é composta a educação sexual. Tão importante quanto a prevenção é esclarecer sobre comportamentos e condutas que promovam uma relação responsável e respeitosa com a parceira. Isso inclui discorrer sobre 7 conselhos práticos e diretos ao filho homem que não deixam dúvidas sobre as regras básicas de um relacionamento saudável:
1- Regra no. 1 incontestável e inegociável: “não” é NÃO! Ponto final. Não digo isso agora em meio à conhecida campanha divulgada no último ano; a negativa de uma garota sempre foi e será NÃO consentimento a qualquer investida de sua parte.
2- Força física sempre será condenável, não importa as circunstâncias. Inesperadamente, filho retrucou: “Pô, tem hora que a garota enche o saco, me irrita, dá vontade de dar um chute nela.” O exemplo prático potencializou o conselho. Simplesmente repeti: “Não importa as circunstâncias. Nesse caso, saia de perto dela o quanto antes.” o que nos leva à regra seguinte.
3- Se afaste imediatamente se sob discussões duras/bate-boca ou sob forte raiva da garota. Atente para a regra 2!
4- Qualquer garota sob vulnerabilidade (ex.: alcoolizada) NÃO está apta a consentir NADA. Por isso, nunca assuma que ela te deu um “sim”.
5- O que acontece entre você e sua parceira é assunto exclusivo de vocês. Portanto, nada de anunciar aos quatro ventos o que fizeram. Respeito sempre.
6- Use preservativo. Sempre e independente das circunstâncias e da parceira. Sempre é sempre.
7- Respeito aos sentimentos da parceira. Independente se vai virar namoro o não, se vão ficar de novo ou não. Enfim, é um indivíduo e merece respeito. Principalmente por ter dividido contigo momento de extrema intimidade.
Aproveite nossa página do Facebook e compartilhe mais experiências: Clique aqui!
Homem de relações saudáveis
Apesar de (e porque) ainda sob cultura machista, precisei ser muito direta com filho adolescente o aconselhando, clara e objetivamente, sobre as regras básicas de relacionamento responsável e respeitoso com uma garota.
Diante de tantas e tristes relações abusivas, penso que minha maior contribuição no assunto seja aconselhar filho adolescente homem, cada vez mais e frequentemente, sobre os comportamentos inaceitáveis de um homem em relação a uma mulher. Tanto quanto aconselhá-lo, espero influenciá-lo a praticá-los.
Dessa forma, também penso estar formando filho adolescente homem digno e competente para estabelecer relações saudáveis. Ainda que a passos curtos em sociedade ainda machista, tenho ciência do meu papel de educadora e responsável por parte dessa história. Tento, portanto, cumpri-los com esmero e sem dúvida.
Leituras sugeridas: Namoro na Adolescência, Influência na Adolescência, Relacionamento Abusivo na Adolescência
No Comments